terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

   A leitura é um caminho que percorremos desde cedo, a influência que ela ocupa em nossa vida depende exclusivamente dos momentos que nos deleitamos com ela. Portanto faze-se necessário uma  viagem na retomada desse envolvimento com esse mundo fantástico, irreal ou imaginário. Desde o início da minha escolaridade sempre gostei de ler, como tive uma infância pobre não me foi permitido apreciar muitas leituras nesse período.Já na adolescência saia nas horas de aulas vagas até a biblioteca que tinha em frente a escola e lá aproveitava o tempo para ler e trazer livros emprestados onde pudesse viajar pelo imaginário;gostava muito de poesias que me fascinava e me aguçava cada vez mais a vontade de ler,os livros que lembro ainda são os seguintes:
 * O poeta dos escravos( Castro Alves )
 * Ubirajara ( José de Alencar )
 * O torcedor ( Carlos Drummond de Andrade )
 * A Marinheirinha ( Pedro Bandeira )
 * Passeio ( Fernando Sabino )
 * Um Apólogo ( Machado de Assis)
 * Hoje tem Espetáculo  ( Ana Maria Machado)
 * A importância do ato ler ( Paulo Freire )
 * Pare no pé da poesia ( Elza Beatriz )
 * Chapeuzinho Vermelho ( Ana  Maria Machado)
 * O menino que Aprendeu a Ver ( Ruth Rocha )
 * Como Amigos e Influência Pessoas ( Dale  Carnegie)
 * O Martírio dos Viventes ( Paulo M . Cavalcante)
 * Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ( João  Ubaldo Ribeiro )
 * Os três Mosqueteiros ( Alexandre  Dumas)
 * Psicologia da Aprendizagem ( organizadores: Adriana Leite Limoverde Gomes e Maria Goretti Lope Pereira)
 * Avaliação Educacional Julgamento e Valores ( Lckesi )
 * Pedagogia da Autonomia ( Paulo Freire)
 * Uma Proposta para o Letramento ( Madja Soares)
 * Pais Brilhantes Professores Fascinantes ( Augusto Cury )
 * Reflexão Sobre Alfabetização ( Emilia Fereiro )
 * Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implantação educacionais ( Ana Teberosky)
 * Parâmentos Curriculares Nacionais ( Ministério da Educação e do Desporto, Brasil)
 * Linguagem e Escola: Uma perspectiva Social .( Magda Soares )
 * Do mundo da leitura para a leitura do mundo( Marisa Lojolo)
 *  Estratégias de leitura para a leitura ( Isabel Solé )
 * As condições sociais da leitura:Uma Reflexão em Controponto ( Magda Soares)
      Portanto promover a aproximação da leitura pelo fato de conhecimento e interesse de todo cidadão que inevitavelmente precisa formar sua concepção sobre o conhecimento social e promover coletivamente sua formação interpessoal. Cabe ao professor formar leitores com base no relatos sobre livros lidos que despertaram não só o prazer da leitura mas o desenvolvimento da pratica de ler.
      Nesse aspecto a biblioteca escolar tem um papel fundamental de grande contribuição para o convívio dos alunos com livros e portanto incentivar a leitura e efetivamente o acesso a mesma. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário