terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Apreciação da leitura do livro:

JANELAS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA


    A preocupação com a leitura não deve partir dos autores que constoi  obras magníficas e tentam dispertar para o seu interesse.Outra questão, é que a leitura não deve levar em conta apenas o estudos para submeter-se a uma avaliação nacional ou processo seletivo. O direito de ler significa, construir a capacidade de intelectual da pessoa . Pois é por meio da leitura que a sociedade apoderá-se dos conhecimentos e da realidade em que vive o mundo o qual estamos inseridos.  
  A leitura não  é simplesmente o néctar dos Deuses, mas ela nos remete a fonte de informações, conhecimento e evolução humana. Admitir a leitura como um processo dinâmico, é acreditar em seus efeitos valiosos no sentido de desenvolvimento curricular, da ampliação da visão do mundo e da percepção de si mesmo e da realidade.
   Esse nível relevante sobre a leitura só poderá ser alcançado se o leitor no início de sua escolaridade for envolvido nesta expectativa e considera  a leitura como uma reflexão da língua. A autora em sua obra diz que ler não é apenas decodificar letras , palavras e sons ; esse processo vai mais além; é necessário que sejamos leiturizados ao em vez de alfabetizados.
    No mundo hoje, há muitos alfabetizados que não conhece a importância da leitura por prazer sem
preocupar-se com cobranças.Também encontramos muitos educadores que não tem hábito de ler; como poderão incentivar os alunos a lerem se nem mesmo dão valor a esse conhecimento, que pode ser transformado em apreciação para podermos assim construir leitores. Esse trabalho pode ser realizado com projetos de incentivo ao leitor onde a Escola possa premiar alunos ao longo de todo o ano. Não esperamos que os educandos  fale da importância de uma boa obra literária que já tenha lido; vendo que ele vivem cercado de tecnologia avançadas; porém como educadores devemos incentivar nossos aprendizes, se pretendemos formar leitores e construtores de conhecimento capazes de criticar e lutar pelos seus direitos, temos que mostrar-lhes que só através da leitura poderemos conhecer e participar da luta pelos nos ideais. 
   Analisando a proposta de leitura da obra das autoras:  Ormezinda Maria Ribeiro Aya  Ribeiro percebo que só conhecemos a autora e a importância da sua obra se fizermos uso e apreciação da prática de leitura pois é através dela que pode conhecer a importância que tem a leitura na escolarização.      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário