tag:blogger.com,1999:blog-16110982248567138472024-02-20T05:26:11.736-08:00GESTAR II - EQUADORGESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.comBlogger24125tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-81578376393197867882009-12-15T06:48:00.000-08:002009-12-15T06:48:27.850-08:00Confraternização com os cursistas<div style="text-align: justify;"><span style="color: #e69138;"> Neste dia 14 ás 10:00h da manhã, na <span style="color: lime;">Escola Municipal Presidente Costa e Silva</span>, realizou-se a confraternização entre os cursistas participantes da formação GESTAR II, na oportunidade foi relatado pelos participantes e os presentes a importância que o programa trouxe para os alunos e a aprendizagem relativas as áreas as quais o program tem abrangência. A formadora <span style="color: lime;">Maria Gorete</span> agradeceu primeiramente a Deus a oportunidade depois aos cursistas pela confiança depositada e o apoio da direção da Escola que não mediu esforços para que tudo acontecese, em seguida o diretor <span style="color: lime;">Edivanaldo</span> falou da contribuição do GESTAR II para as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, percebendo os avanços que as duas disciplinas obtiveram; por sua vez cada cursistas enfatizou a importância dos trabalhos realidados e a riquesa do TPs que visam trabalhar numa dinâmica construtiva onde os alunos têm prazer de estudar e assim construirem seus conhecimentos. Para encerramos esse monento houve a entrega de uma cesta natalina, em homenagem ao trabalho realizados durantes todos os encontros; e finalizando com um comes e bebe para todos os presentes com votos de: </span><span style="color: lime;">FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE PAZ E AMOR PARA TODOS !</span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-28249713939929737912009-12-10T12:25:00.000-08:002009-12-10T12:25:55.928-08:00texto para refletir <span style="color: magenta;">VOCÊ PENSA EM DEUS?</span><br />
<span style="color: magenta;"> Quero falar de Deus para você;pois de todos os sentimentos que o ser humano deve sentir ele será o ínico e verdadeiro. </span><br />
<span style="color: magenta;">Ele é o bálsamo que cura nossas feridas.</span><br />
<span style="color: magenta;">È o remédio para horas difíceis.</span><br />
<span style="color: magenta;">È a solução para os nossos problemas.</span><br />
<span style="color: magenta;">È o alimento que nutrem todo o nosso corpo.</span><br />
<span style="color: magenta;">È o sol que nos aquece e faz brilhar.</span><br />
<span style="color: magenta;">Quando tudo parecer impossível, olhe bem ao seu redor que ele está com você pois ele será sempre o único e verdadeiro amigo que jamais nos abandonará.</span><br />
<span style="color: magenta;">Deus manda-te dizer que você é muito importante para Ele só o nosso Salvador conhece tudo que estais passando neste momento. Procure em Deus a presença viva do Espiríto Santo porque ele tudo pode fazer por Você, mesmo que o teu projeto seja impossível para Deus isto não existe.</span><br />
<span style="color: magenta;">CONTEMPLE A BELEZA DE DEUS NA SUA VIDA, ÉS PRECIOSA( O) PARA O PAI.</span>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-21580402585980359372009-12-10T12:07:00.000-08:002009-12-10T12:07:50.113-08:00CONFRATERNIZAÇÃO COM OS CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA<div style="text-align: justify;"> <span style="color: blue;">Neste dia 14 de dezembro haverá uma confraternização para os cursistas de Língua Portuguesa e matemática onde na oportunidade faremos uma avalição final com todos, pois pretendemos saber quais foram os pontos positivos e negativos que eles deveram relatar sobre a implantação do programa e suas melhorias para a sua prática pedagogiga.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;">neste evento contaremos com a presença do diretor da Escola, da equipe pedagogica como também da Secretaria de Educação Municipal.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> Aproveitarei para deixar minha estima e consideração a todos pela minha aceitação já que não sou especialisata na área e aindaentregarei uma lenbrancinha para marcar o Programa Gestar II no município.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-48527416545892513752009-12-09T12:36:00.000-08:002009-12-09T12:36:05.652-08:00AVALIAÇÃO REALIZADA COM OS ALUNOS PARTICIPANTES DOS TRABAHOS REALIZADO NO GESTAR II<div style="text-align: justify;"> <span style="color: orange;">Pensando como foi o desempenho dos alunos durante as atividades realizadas no GESTAR II, aplicamos um questionário que teve como objetivo verificar a aprendizagem dos aprendizes no decorrer dos trabalhos e como também seu desempenho no processo ensino aprendizagem. Todos os envolvidos responderam as seguintes questões:</span><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">1- Que contribuição o programa GESTAR II trouxe para sua aprendizagem?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">2- Os trabalhos realizados em sala de aula, aperfeiçoaram seu conhecimento e valorizaram suas habilidades?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">3- Quais foram as dificuldades que vocês encontraram na realização das tarefas?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">4- Em relação a implantação do programa em sua escola, que pontos de facilidade e dificuldade vocês apontariam?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">5- As atividades propostas pelo professor foram coerentes com o nivél de conhecimento da turma?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">6- Vocês consideram necessário continuar com o trabalho do GESTAR II no próximo ano?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">7- comente com suas palavras o que mudou com o GESTAR II na sua sala de aula?<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> Diante do que foi perguntado os alunos responderam que: O programa trouxe não só contribuição mas uma melhoria significativa da aprendizagem , pois através dele podemos ver uma nova metodologia sendo implantada em sala de aula, pois os nossos professores antes apenas trabalhavam com quadro e giz; com o GESTAR as mudanças foram favoráveis para todos.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> Ao realizarmos os trabalhos do GESTAR II, não só houve desenvolvimento mas estimulo também, pois tudo que fazíamos era valorizado.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> No inicio sentimos algumas dificuldades pois não estávamos adaptados a esse tipo de trabalhos e o novo nos assustava um pouco;a facilidade foi de ser tarefas gostosas de fazes como pesquisas de campo onde nós saíamos para fotografar e visitar pontos estratégicos no nosso município e isso facilitou muito pois tínhamos vontade de fazer esse tipo de atividade.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> As oportunidades que esse programa trouxe para nós foram várias, pois os professores valorizavam muito nossos trabalhos e isso dávamos prazer em estudar e apresentar para os outros colegas.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> Gostaríamos que esse tipo de trabalho permanecesse pois só assim teremos oportunidades de aprender com prazer e dedicação.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;">acreditando no sucesso do GESTAR II ele precisa continuar no próximo ano pois assim teremos chance de fazermos trabalhos muito melhores.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"> Nossa sala antes do programa GESTAR II era muito desinteressada ninguém quase para de conversar as aulas eram chatas e cansativas depois das atividades do programa tudo mudou pra melhor.<br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: orange; text-align: justify;"><br />
<br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-39789768551206925492009-12-09T11:37:00.000-08:002009-12-09T11:37:27.369-08:00TEXTO REFLEXIVO UTILIZADO NO ENCONTRO COM OS CURSISTAS DIIA 30 DE NOVEMBRO<div style="color: #38761d; text-align: center;"> A FÁBULA DO BEIJA-FLOR ( versão Zen)<br />
</div><div style="color: #38761d; text-align: justify;"> Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com os animais da floresta.Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de um lago e atirava-as para o fogo. A águia irritada, perguntou:- " ô bichinho, acha que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?" Sozinho sei que não vou, respondeu o Beija-Flor. "mas estou a fazer a minha parte".<br />
</div><div style="color: #38761d; text-align: justify;"><br />
Envergonhada a águia chamou os outros pássaros e juntos, todos entraram na luta contra o incêndio.Vendo isto, os elefantes venceram seu medo e, encheram suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram cascas de nozes para carregar água. No fim, todos os animais, cada um de seu jeito, acharam maneiras de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a se debilitar quando, de repente. O ser Celestial da Floresta, admirando a bravura destes bichinhos e comovido, enviuo uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já cansados- mas felizes.<br />
</div><div style="color: #38761d; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: #38761d; text-align: justify;"><i> <span style="color: red;">moral:</span></i><span style="color: red;"> As vezes não é preciso força para ajudar o outro, mas coragem de colaborar com ele. </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-44327304001100439872009-12-08T10:41:00.000-08:002009-12-08T10:41:31.891-08:00Avaliação realizada com os cursistas<div style="text-align: justify;"> No encontro do gestar II realizado no dia 30 de novembro com os cursistas de língua portuguesa foi maravilhoso, iniciamos com a leitura intitulada "Fábula do Beija-flor", onde nos foi possivel fazer comentários sobre a nossa missão como Educador, e para saber mais sobre os trabalhos realizados durante todo os encontros foi aplicada uma avaliação onde os professores cursistas podessem fazer uma reflexão sobre o programa e também espressar-se seus anseios, pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido, tendo como norte as seguintes questões:<br />
</div><div style="text-align: justify;">1- Que contribuição o GESTAR II trouxe para a discilpina que você leciona?<br />
</div><div style="text-align: justify;">2- O que mudou no seu método de ensino com a implantção do GESTAR II ?<br />
</div><div style="text-align: justify;">3- Como foi a aceitação do programa GESTAR II nas turmas que você trabalha?<br />
</div><div style="text-align: justify;">4- Em que sentido o GESTAR II promoveu mudanças no trabahlho dos menbros da comunidade escolar , e com isso contribuiu para o processo de ensino aprendizagem e para o desenvolvimento dos aprendizes?<br />
</div><div style="text-align: justify;">5- Em relação a implantação do GESTAR II em sua sala, que pontos de facilidade e dificuldades você apontaria?<br />
</div><div style="text-align: justify;">6- A metodologia do programa foi acessível para atender as necessidades de sua turma?<br />
</div><div style="text-align: justify;">7- Em que o GESTAR II pode ajudar na sua formação como educador?<br />
</div><div style="text-align: justify;">8- Houve troca de experiências e reflexão durante os encontros realizados?<br />
</div><div style="text-align: justify;">9- Que dificuldades você encontrou para realizar as atividades propostas pelo TPs e AAAs?<br />
</div><div style="text-align: justify;">10- Você considera importante continuar o programa GESTAR II no próximo ano?<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"> Baseados nas perguntas propostas os cursistas poderam afirma que o GESTAR II foi fundamental, uma vez que trouxe uma metodologia nova propondo que se realizar-se um trabalho pautado no estímulo a aprendizagem e a valorização dos educandos, como sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento.<br />
</div><div style="text-align: justify;"> Sobre a aceitação falaram que os aprendizes adoraram o programa por se tratar de conhecimentos inovadores onde eles sentiam prazer em realizarem as atividades porpostas, fazerem pesquisas e apresentarem os trabalhos.<br />
</div><div style="text-align: justify;"> Hove na concepção dos cursistas apenas uma pequena dificuldades que era a consiliação dos conteúdos em algumas atividades.<br />
</div><div style="text-align: justify;"> A troca de experiência entre os educadores foi a mais comentado pois antes da implantação do programa eles eram mais individuais, agora se relacionam bastante um com o outro e fazem comentários sobre o que mais deu certo nas turmas e em relação aos trabalhos realizados; houve momentos não só de troca de ideias nas de sugestões entre professores.<br />
</div><div style="text-align: justify;"> Considerando os avanços dos alunos na aprendizagem, relatam a necessidade de continuarmos com os trabalhos do GESTAR II tendo em vista que os TPs trazem muitas sugestões; e que os alunos se mantiveram o tempo todo muitos motivados com as atividades realizadas, desenvolveram-se bastante e a aprendizagem foi relevante para a comunidade escolar.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-48412082465601704192009-12-01T12:45:00.000-08:002009-12-01T12:45:17.798-08:00TEXTO POÉTICO<div style="text-align: justify;"> <br />
</div><div style="text-align: justify;"> <span style="color: magenta;"> O MENINO QUE VENCEU ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Numa cidade pobrezinha</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Morava o menino João.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Filho de um casal feliz ,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Pra ele não faltava atenção </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Mas João queria mesmo,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Ter uma boa educação.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Quando ele via as crianças</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Pra escola indo estudar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Ele ficava tristonho, </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Sempre de longe a olhar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> E seu pai logo o chamava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Para irem trabalhar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Com um pedaço de carvão </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> João vivia a rabiscar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Desenhava o que na mente,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Ele se punha a sonhar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Um menino sempre sentado,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Numa cadeira a estudar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ao caminho do roçado </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João achou um folheto.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Escondeu com muito medo,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Como se fosse um segredo.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Pra o pra o pai não desconfiar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Guardo dizendo se um brinquedo.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ele num canto escondido,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">começou a folhear.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Passando o dedo nas letras,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Mais não sabia falar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E continuava pensando,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">sempre querendo estudar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">O pai de João morreu</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ele ficou desolado.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Logo cedo pegou a enxada </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">A caminho do roçado.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Encontrou um cidadão,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que lhe disse compassado,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Você deseja estudar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Esse mundo adandonar </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Tornar-se alfabetizado.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Porém naquele momento </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João viu o céu se abrir,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Uma nuvem bem escura </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Como se fosse sumir </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Necessitava trabalhar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E pretendia assumir</span><br />
</div><br />
<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">O lugar do velho pai, </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que não mais vivia ali.</span></div><br />
<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Mas a noite João </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Foi até a vizinhança,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Chegando lá encontrou </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">A professora e as crianças,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Estudando num salão,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Foi grande admiração.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Olhando com convicção </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Sentiu muita segurança.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ao terminar a aula</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ele logo se apressou</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Foi falar com a professora,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Dizendo hoje eu estou.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Aqui par aprender </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ler um pouco e escrever,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Desenhar e perceber.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que ainda sou criança,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E também aproveitar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">um pouco da minha infância.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que vivo sempre a sonhar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Dona Marta com carinho </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Deu um sorriso pra João,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Lhe falou com muita estima,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Da sua convição </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">De ensinar o menino .</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Para que o seu destino,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Se tornasse esperança,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">De um futuro melhor,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que não houve tanta mudança.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João freqüentou a escola</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E causou admiração </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Aprendeu a escrever</span><br />
</div><br />
<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E não lia por obrigação </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E quando Marta perguntava </span></div><br />
<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Quem queria dar a lição,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">O menino era o primeiro</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">A levantar sua mão.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Gêneros e tipos textuais,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João não se atrapalhava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Desenhava sem olhar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Tudo que ele desejava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Era da sala o primeiro </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que alição terminava.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Se passava os anos </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João sempre estudava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E na universidade,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ele já se encontrava.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Um dia quando ele soube </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que Dona Marta ali estava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">ele correu ao seu encontro</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> E com muita admiração</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">A senhora abraçava,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João convidou Dona Marta </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Para ser sua madrinha</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Porque nunca esqueceu,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Aquela doce velhinha,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que como sua professora </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Outra ali não tinha.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Dona Marta com supresa</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Olhou para João,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E sua mão enrugada,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Mostou muita gratidão,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Aquele minemo que um dia,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Ofereceu-lhe educação.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João no seu desafio.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Não parou de estudar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E tornou-se um grande médico</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">O melhor do seu lugar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E ao sasber um certo dia </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que Dona marta se enternou,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Mas não tinha dinheiro,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Para o hospital pagar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">João olhando as fichas,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Trator logo de lidar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">O melhor atendimento,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que pudesse lhe curar,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Como também o melhor quarto</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que tinha aquele lugar.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E em reconhecimento,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Pelo que Marta lhe fez,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Pagou todas as despesas,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">E assinou com altivez,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Mandou-lhe um buquê de flores</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Demonstrando ser freguês,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Dizendo eu sou o João </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Aquele que a senhora </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Sem limite e sem demora </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">De eu-me boa educação.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Aceite como pagamento </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Por tudo que me fizeste </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Seio que ainda isso é pouco </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">A senhora muito merece.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Minha eterna gratidão,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Porque em vez da enxada </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que pesava em minha mão,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Hoje eu tenho a caneta,</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Que me permite ampliação</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Cada vez mais o saber </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">Toma outra direção</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Gorete Souza</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-2696811630336896992009-12-01T11:21:00.000-08:002009-12-01T11:21:57.419-08:00Apreciação da leitura do livro:<div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;">JANELAS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> A preocupação com a leitura não deve partir dos autores que constoi obras magníficas e tentam dispertar para o seu interesse.Outra questão, é que a leitura não deve levar em conta apenas o estudos para submeter-se a uma avaliação nacional ou processo seletivo. O direito de ler significa, construir a capacidade de intelectual da pessoa . Pois é por meio da leitura que a sociedade apoderá-se dos conhecimentos e da realidade em que vive o mundo o qual estamos inseridos. </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> A leitura não é simplesmente o néctar dos Deuses, mas ela nos remete a fonte de informações, conhecimento e evolução humana. Admitir a leitura como um processo dinâmico, é acreditar em seus efeitos valiosos no sentido de desenvolvimento curricular, da ampliação da visão do mundo e da percepção de si mesmo e da realidade.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> Esse nível relevante sobre a leitura só poderá ser alcançado se o leitor no início de sua escolaridade for envolvido nesta expectativa e considera a leitura como uma reflexão da língua. A autora em sua obra diz que ler não é apenas decodificar letras , palavras e sons ; esse processo vai mais além; é necessário que sejamos leiturizados ao em vez de alfabetizados.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> No mundo hoje, há muitos alfabetizados que não conhece a importância da leitura por prazer sem</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;">preocupar-se com cobranças.Também encontramos muitos educadores que não tem hábito de ler; como poderão incentivar os alunos a lerem se nem mesmo dão valor a esse conhecimento, que pode ser transformado em apreciação para podermos assim construir leitores. Esse trabalho pode ser realizado com projetos de incentivo ao leitor onde a Escola possa premiar alunos ao longo de todo o ano. Não esperamos que os educandos fale da importância de uma boa obra literária que já tenha lido; vendo que ele vivem cercado de tecnologia avançadas; porém como educadores devemos incentivar nossos aprendizes, se pretendemos formar leitores e construtores de conhecimento capazes de criticar e lutar pelos seus direitos, temos que mostrar-lhes que só através da leitura poderemos conhecer e participar da luta pelos nos ideais. </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> Analisando a proposta de leitura da obra das autoras: Ormezinda Maria Ribeiro Aya Ribeiro percebo que só conhecemos a autora e a importância da sua obra se fizermos uso e apreciação da prática de leitura pois é através dela que pode conhecer a importância que tem a leitura na escolarização. </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-1162592050728775952009-12-01T10:21:00.000-08:002009-12-01T10:21:32.737-08:00BIOGRAFIA<div style="text-align: justify;"> <span style="color: red;">Maria Gorete Souza, nascida em 04 de novembro de 1971, filha do casal Antonio Vicente Souza e Ruth Maria Araújo souza. Quando criança viveu uma infância feliz, criada pela avó materna que lhe deu muito carinho; aos 17 anos de idade começou a lecionar pela primeira vez numa turma com 25 alunos das ( 1ª e 2ª) séries que chamava-se multisériada ,foi adquirindo experiência e tornou-se uma excelente professora; que além de resgatar a auto-estima dos alunos conquistou a confiança e o respeito dos pais, por ser uma Escola da zona rural, fez sempre o possível para manter organizada mesmo que em muitos momentos realizou tarefas até mesmo de cozinhar e sala a Escola.Teve dois filhos os quais ama muito: Valdeisom e Ana Karoline.Com muitas dificuldades formou-se em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Atualmente coordenadora da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, gosta de fazer poemas e de lê nas horas vagas seu maior robe é cozinhar e fazer amizades.Tem um sonho a concretizar: fazer pôs- graduação em ciência ambiental e editar um livro com os seus cordeis. È bastante dedicada ao trabalho e a família. </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-87970729236453979252009-12-01T07:12:00.000-08:002009-12-01T07:12:49.940-08:00REFLEXÃO SOBRE AS FORMAÇÕES ( 1ª 2ª E 3ª ) <div style="text-align: justify;"> </div><div style="text-align: justify;"> <span style="color: orange;"> Considero os três encontros de formação realizados em Natal,fundamentais, pois através deles adquirimos conhecimento trocamos experiência, interagimos com outros colegas e trocamos nova idéias ; retornamos aos municípios com uma bagagem de conhecimentos significativo que foram bem orientados pela formadora da UnB Lenita Fogaça ,mantivemos uma relação construtiva que jamais podemos imaginar. Foram criadas situações em que foi possível, repensarmos e refletirmos sobre nossa prática.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: orange;"> Assumimos a inteira responsabilidade de orientar os cursistas com o intuito de interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento; os conteúdos explícitos na proposta do programa fundamentam numa proposta de melhoria da aprendizagem pautada na qualidade do ensino, onde os atores envolvidos foram beneficiados com o programa gestão da aprendizagem escolar. A escola hoje percebe as mudanças que surgiram a partir trabalhos realizados pelos cursistas e também com os educandos, que tiveram êxito na realização dos mesmo percebe-se que houve muitas mudanças na aprendizagem como também na relação professor X alunos X conteúdo. </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-11490252602991535082009-12-01T05:15:00.000-08:002009-12-01T05:15:11.083-08:00REFLEXÃO SOBRE O "LOCUS "DO FORMADOR E DO CURSISTA<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> A Municipal Presidente Costa e Silva situada a Rua Balbuino Guedes nº175 telefone: 3475-0205, Bairro Dinatre Mariz no município de Equador Estado do Rio Grande do Norte. Conta com a participação de 7 cursistas da área de Língua Portuguesa e Matemática todos especialistas na área. Estão sendo contemplados pela formação do GESTAR -II, tendo como formadora a pedagoga Maria Gorete Souza que não mediu esforços para incentivá-los, orientá-los a participar do programa que veio enriquecer a prática pedagógica,inovando a metodologia , que possibilitou uma aprendizagem significativa a todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. </span> <br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-40498967147259777992009-12-01T04:28:00.000-08:002009-12-01T04:28:00.268-08:00MEMORIAL DE LEITURA<div style="text-align: justify;"> <span style="color: blue;"> A leitura é um caminho que percorremos desde cedo, a influência que ela ocupa em nossa vida depende exclusivamente dos momentos que nos deleitamos com ela. Portanto faze-se necessário uma viagem na retomada desse envolvimento com esse mundo fantástico, irreal ou imaginário. Desde o início da minha escolaridade sempre gostei de ler, como tive uma infância pobre não me foi permitido apreciar muitas leituras nesse período.Já na adolescência saia nas horas de aulas vagas até a biblioteca que tinha em frente a escola e lá aproveitava o tempo para ler e trazer livros emprestados onde pudesse viajar pelo imaginário;gostava muito de poesias que me fascinava e me aguçava cada vez mais a vontade de ler,os livros que lembro ainda são os seguintes:</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * O poeta dos escravos( Castro Alves )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Ubirajara ( José de Alencar )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * O torcedor ( Carlos Drummond de Andrade )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * A Marinheirinha ( Pedro Bandeira )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Passeio ( Fernando Sabino )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Um Apólogo ( Machado de Assis)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Hoje tem Espetáculo ( Ana Maria Machado)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * A importância do ato ler ( Paulo Freire )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Pare no pé da poesia ( Elza Beatriz )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Chapeuzinho Vermelho ( Ana Maria Machado)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * O menino que Aprendeu a Ver ( Ruth Rocha )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Como Amigos e Influência Pessoas ( Dale Carnegie)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * O Martírio dos Viventes ( Paulo M . Cavalcante)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ( João Ubaldo Ribeiro )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Os três Mosqueteiros ( Alexandre Dumas)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Psicologia da Aprendizagem ( organizadores: Adriana Leite Limoverde Gomes e Maria Goretti Lope Pereira)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Avaliação Educacional Julgamento e Valores ( Lckesi )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Pedagogia da Autonomia ( Paulo Freire)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Uma Proposta para o Letramento ( Madja Soares)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Pais Brilhantes Professores Fascinantes ( Augusto Cury )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Reflexão Sobre Alfabetização ( Emilia Fereiro )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implantação educacionais ( Ana Teberosky)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Parâmentos Curriculares Nacionais ( Ministério da Educação e do Desporto, Brasil)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Linguagem e Escola: Uma perspectiva Social .( Magda Soares )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Do mundo da leitura para a leitura do mundo( Marisa Lojolo)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * Estratégias de leitura para a leitura ( Isabel Solé )</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> * As condições sociais da leitura:Uma Reflexão em Controponto ( Magda Soares)</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> Portanto promover a aproximação da leitura pelo fato de conhecimento e interesse de todo cidadão que inevitavelmente precisa formar sua concepção sobre o conhecimento social e promover coletivamente sua formação interpessoal. Cabe ao professor formar leitores com base no relatos sobre livros lidos que despertaram não só o prazer da leitura mas o desenvolvimento da pratica de ler.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> Nesse aspecto a biblioteca escolar tem um papel fundamental de grande contribuição para o convívio dos alunos com livros e portanto incentivar a leitura e efetivamente o acesso a mesma. </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: blue;"> </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-71069561282503618792009-11-24T06:48:00.000-08:002009-11-24T06:48:05.100-08:00RELATÓRIO DA V OFICINA<div style="text-align: justify;"> Iniciamos o nosso trabalho com o texto reflexivo intitulado"SALMO DA PAZ", onde destacamos no mesmo as palavras: CAMINHADA e HUMILDADE que foram abordadas pelos cursistas como marco que merece destaque dentro do processo de leitura e escrita que se caracteriza como caminho que os aprendizes percorrem durante sua trajetória estudantil, dentro e fora do ambiente escolar.No decorrer do estudo do TP 4 os cursistas realizaram diferentes atividades em sala de aula envolvendo o mergulho no texto a produção textual como crença teoria e fazeres; trabaho em equipes anúncios, vídeos, paródia e pequenos seminários para apreciação e apresentação dos trabalhos realizados. Continuado o trabalho com o processo de leitura, escrita e cultura, os alunos escolheram uma obra e realizaram a leitura da mesma e em seguida fizeram uma ficha contemplando a importância de trechos narrativos, discritivos e dissertativos na obra. Essa atividade teve excelente participação dos alunos e aprendizagem significativa quanto à avaliação do conhecimento trabalhado. Os cursistas perceberam avanços na trajetória efetiva de sala de aula através da prática e do gosto pela leitura.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"> "ler é conhecer o mundo pela imaginação<br />
</div><div style="text-align: justify;"> o exercício da leitura faz a apreciação<br />
</div><div style="text-align: justify;"> um elo uni o imaginário a razão".<br />
</div><div style="text-align: justify;"> GORETE SOUZA<br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-23817912980611327012009-11-20T09:28:00.000-08:002009-11-20T09:28:40.565-08:00RELATÓRIO DA IV OFICINA<div style="text-align: justify;"> <span style="color: blue;"> Iniciamos nossa oficina conm a leitura compartilhada"PARA REFLETIR" de Gandhi onde mostra que o educador tem a capacidade de buscar novos rumos e trajetória que reflete na ação-reflexão -ação do seu trabalho</span><span style="color: blue;">, enfatizando neste texto os momentos pautados na proposta do gestar que visa à melhoria da aprendizagem dos educandos. Seguindo houve um momento de troca de experiência entre os cursistas que relatam o quanto os alunos estão empenhados na realização das atividades propostas, como também falaram da interação entre os educadores fazendo uma ressalta que antes da implantação do programa não havia; percebendo que o mesmo foi um elo de união entre os membros. Os cursistas por sua vez analizaram e discutiram o conteúdo a ser trabalhado nas unidades 15 e 16 do TP4, terminando avaliaram a oficina falando sobre a contribuição dos trabalhos do GESTAR II para o crescimento dos alunos. Os seminários apresentados em sala de aula o desempenho que todos apresentam em pesquisar e repassar os conteúdos para os outros colegas, suas argumentações sobre os trabalhos realizados, mostram o quanto o programa tem sido importante no desempenho da aprendizagem de todos os envolvidos.O programa tem incentivado os educandos a importância de pesquisa e apresentação de conteúdos.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-23243222896387774252009-11-17T06:51:00.000-08:002009-11-17T06:51:33.342-08:00texto reflexivo<div style="text-align: center;"><span style="color: lime;"> Texto: O ciclo do ódio</span><br />
</div><span style="color: lime;">1- O diretor de uma empresa gritou com seu gerente porque estava irritadíssimo.</span><br />
<span style="color: lime;">2- O gerente, chegando em casa, gritou com a esposa, acusando-a de gastar demais.</span><br />
<span style="color: lime;">3- A esposas, nervosas, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão.</span><br />
<span style="color: lime;">4- A empregada chutou o cachorro no qual topeçara enquanto limpava os cacos de vidros.</span><br />
<span style="color: lime;">5- O cachorro saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua.</span><br />
<span style="color: lime;">6- Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada.</span><br />
<span style="color: lime;">7- O farmacêutico, ao chegar a casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado.</span><br />
<span style="color: lime;">8- Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: Querido! Prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanhã você vai se sentir melhor. Retirou-se e deixou-o sozinho com o seus pensamentos. Neste momento rompeu-se o Cíclo do Ódio! Esbarrou na tolerância, na docura, no perdão e no amor. Se você está no cíclo do ódio, lembre-se de que ele pode ser quebrado, e Você tem esse poder! "Não mude sua natureza. Se alguém te faz mal, apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles".</span><br />
<br />
<span style="color: lime;">QUESTIONAMENTO SOBRE O TEXTO</span><br />
<span style="color: lime;">a) Qual o momento que o cíclo do ódio se rompeu?</span><br />
<span style="color: lime;">b) O que causou o cíclo do ódio?</span><br />
<span style="color: lime;">c) O cíclo do ódio esbarrou em que?</span><br />
<span style="color: lime;">d) Qual conselho traz o texto?</span><br />
<span style="color: lime;">e) Qual a diferença entre consci^wncia e reputação?</span><br />
<br />
<span style="color: lime;">Ao ler esse texto tente passa-lo para outras pessoas!</span>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-82126503454042460082009-11-10T10:34:00.000-08:002009-11-10T10:34:52.590-08:00relatório da oficina III<div style="text-align: justify;"><span style="color: red;">Oficina</span><span style="color: red;"> III TP3.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"> A linguagem é um processo de interação mediada pelo diálogo; portanto iniciamos os trabalhos com um texto reflexivo que teve como titulo"A VOLTA DO VELHO PROFESSOR" sendo possível fazer um paralelo com as unidades 11e 12 as quais foram trabalhadas os tipos textuais e a inter-relação entre gêneros. Os cursistas mediaram essas duas unidades através de aulas práticas dividindo a turma em grupos e os alunos apresentaram os diferentes tipos de textos através de cartazes em forma de pequenos seminários. Dessa forma, foi possível observar os avanços significativos da aprendizagem das turmas, percebendo que mesmo os alunos que demonstravam pouco interesse se envolveram bastante interagindo nos grupos e participando das atividades. Os avanços da aprendizagem foram fundamentais para o processo de aprendizagem dos educandos, propiciando aos mesmos vivenciar e organizar seu saber de forma explícita. Esse programa de formação continuada tem sido fundamental no estudo dos conteúdos propostos pelos educadores, atuando com base na valorização da aprendizagem e nas habilidades dos aprendizes.Os cursistas resolveram destacar com ênfase o estudo da literatura de cordel, onde possibilitou aos alunos confeccionarem livretos com diversificados temas poéticos os quais ficaram expostos para os visitantes da comunidade escolar na exposição folclórica que houve na escola ; aproveitaram ainda para apresentarem a biografia de um cordelista da cidade que declamou um poema intitulado :" A VIDA DO GARIMPEIRO". Percebe-se assim que a interação entre os tipos textuais e a inter-relação de gêneros é um caminho que per passa o processo de mediação do conhecimento e atinge a sociedade de um modo geral onde a aprendizagem não acontece isoladamente. As oficinas realizadas têm se pautado como fio condutor de discussão da prática docente, pois os cursistas avaliaram o desempenho dos aprendizes e relatam sobre seus avanços e melhoria da aprendizagem.Para encerramos os trabalhos desenvolvidos realizamos uma avaliação que possibilitou aos cursistas exporem o desempenho dos alunos e a concretização dos avançando na prática como também a troca de experiências entre os educadores.</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"> </span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"><br />
</span><br />
</div><div style="text-align: justify;"><span style="color: red;"> </span><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-40170023334892317012009-11-10T09:48:00.000-08:002009-11-10T09:48:23.239-08:00GESTAR II - EQUADOR: TRABALHO REALIZADO NO TP3.<a href="http://gestariiequador.blogspot.com/2009/10/trabalho-realizado-no-tp3.html#links">GESTAR II - EQUADOR: TRABALHO REALIZADO NO TP3.</a>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-38417588068513676192009-10-06T07:32:00.000-07:002009-10-06T07:32:15.068-07:00LITERARURA DE CORDEL TRADALHONDO OS GÊNEROS TEXTUAIS NO TP3<strong>O AGRICULTOR</strong><br />
<div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">VOU FALAR SOBRE O AGRICULTOR <br />
</div><div style="text-align: justify;">HOMEM QUE SUA VIDA <br />
</div><div style="text-align: justify;">AOCAMPO ENTREGOU<br />
</div><div style="text-align: justify;">PARA TRABAHAR NA ROÇA<br />
</div><div style="text-align: justify;">NO ESTUDO NÃO PENSOU.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">HOMEM TRABALHADOR<br />
</div><div style="text-align: justify;">CANSADO E COM MUITO CALOR<br />
</div><div style="text-align: justify;">DO SOL RACHANTE<br />
</div><div style="text-align: justify;">QUE SUA,PELE ESTRAGOU<br />
</div><div style="text-align: justify;">VEIO LHE TRAZENDO DOENÇAS<br />
</div><div style="text-align: justify;">QUE O REMÉDIO NÃO CUROU.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">SEMPRE VIVIA A TRABALHAR<br />
</div><div style="text-align: justify;">E NÃO PODIA PARAR<br />
</div><div style="text-align: justify;">E A DOENÇA MALDITA <br />
</div><div style="text-align: justify;">COROMPENDO SUA SORTE <br />
</div><div style="text-align: justify;">E SUA VIDA BENDITA.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O TEMPO IA PASSANDO <br />
</div><div style="text-align: justify;">E O HOMEM SE ACABANDO<br />
</div><div style="text-align: justify;">NO ROÇADO A TRABALHAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">NAS O QUE ELE GANHAVA <br />
</div><div style="text-align: justify;">NO CABO DAQUELA ENXADA <br />
</div><div style="text-align: justify;">NA DAVA PRA SUSTENTAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">SUA FAMILÍA BONITA <br />
</div><div style="text-align: justify;">E A MORTE MUITO ESQUISITA <br />
</div><div style="text-align: justify;">VEIO PARA LHE LEVAR.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">A SUA HUMILDE FAMILÍA <br />
</div><div style="text-align: justify;">CHOROU PARA SE ACABAR<br />
</div><div style="text-align: justify;">E A SUA ESPOSA AMADA<br />
</div><div style="text-align: justify;">TEVE DE CONSOLO A ENXADA <br />
</div><div style="text-align: justify;">PRA UM DIA DELE LEMBRAR.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">SEM TER COMO SUSTENTAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">OS FILHO PASSAVAM FOME <br />
</div><div style="text-align: justify;">E O ENORME ABANDONO<br />
</div><div style="text-align: justify;">ERA TISTE DE AGUNRAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">O FILHO TEVE QUE PARAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">DA ESCOLA FREQUENTAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">PARA PODER MENDINGAR <br />
</div><div style="text-align: justify;">DE PORTA EM PORTA UM BOCADO<br />
</div><div style="text-align: justify;">LEMBRANDO DO PAI AMADO <br />
</div><div style="text-align: justify;">VIVIA A LAMENTAR.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O TEMPO IA PASSANDO<br />
</div><div style="text-align: justify;">E A FAMILÍA NO ABANDO <br />
</div><div style="text-align: justify;">MAS SEMPRE LEMBRAMDO <br />
</div><div style="text-align: justify;">QUE MESMO SENDO <br />
</div><div style="text-align: justify;">AGRICULTOR <br />
</div><div style="text-align: justify;">O PAIA NUNCA DEIXOU <br />
</div><div style="text-align: justify;">UM FILHO SEU A MENDINGAR <br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">E NESSA TRISTEZA CERTEZA<br />
</div><div style="text-align: justify;">PARA O PÃO CHEGAR A MESA<br />
</div><div style="text-align: justify;">TEMOS QUE MUITO TRABALHAR<br />
</div><div style="text-align: justify;">SEJA NA MIMERAÇÃO <br />
</div><div style="text-align: justify;">MORRENDO DEBAOIXO DO CHÃO <br />
</div><div style="text-align: justify;">O NO CABO DA ENXADA<br />
</div><div style="text-align: justify;">DA VIDA NÃO LEVAMOS NADA <br />
</div><div style="text-align: justify;">PRA ONDE DEUS NOS LEVAR.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">ALUNA: MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-36109966246174192252009-10-06T06:59:00.000-07:002009-10-06T06:59:49.715-07:00TRABALHO REALIZADO NO TP3.<div style="text-align: justify;">BIOGRAFIA <br />
LUIZ DE FREITA BULÇÃO<br />
</div><div style="text-align: justify;"> Brasileiro, descedente de negros com 54anos de idade foi alfabetizado sem ter a necessidade de frequentar a escola, trabalhou desde os 11 anos de idade tendo como função sustentar juntamente com o seu pai a família que possuia 5 mulheres e 2 homens,Com 17 anos casou-se tendo 8 filhos, depois que sua esposa faleceu casou-se pela segunda vez com a senhora a Severina que teve 4 filhos com a mesma. Juntando as duas famílias totalizando 14 pessoas sendo 12 filhos , nesse período nós todos passamos por dificuldades foi pois em 1989 que as coisas melhoraramdiz Luiz.Como filha poso dizer um grande exemplo onde quero me espelhar assim descrevo em poucas linhas a pessoa que é esse homem foi e é até os dias presentes.Hoje em dia tem seus 10 filhos casados, e continua trabalhando para sustentar sua segunda família.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">ALUNA : VALESKA CRISTINA BULÇÃO DINIZ <br />
</div><div style="text-align: justify;">SÉRIE: 6º ANO I.<br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-47223943107511122202009-10-02T13:15:00.000-07:002009-10-02T13:15:58.624-07:00A história do meu municipío em forma de cordelEQUADOR DO NASCER A SUA GLÓRIA.<br />
<br />
Eu tenho um grande orgulho em falar de EQUADOR<br />
Retratando sua história e como se emancipou<br />
Começando por Simão o seu grande fundador<br />
<br />
Simão Gomes fazendeiro<br />
um baluarte da glória<br />
Fez uma promessa par se livrar do cólera<br />
sendo sua família poupada de<br />
inicio a nossa história.<br />
<br />
Construiu uma capela<br />
Uma imagem colocou<br />
De SÃO SEBASTIÃO<br />
E o povoado começou<br />
A crescer nos arredores<br />
E o nosso primeiro nome<br />
Logo se originou.<br />
<br />
No céu se observava<br />
Pássaros aos bando voando<br />
Fazendo enorme algazarras<br />
De árvore em árvore pousando<br />
E pelo nome PERIQUITO<br />
O povo ficou chamando.<br />
<br />
Devido a hidrografia<br />
Que a natureza criou<br />
Dois divisores de água<br />
Que se equacionalizou<br />
Dando origem ao nome<br />
Que chamamos de EQUADOR.<br />
<br />
Uma bonita cidade<br />
Que se observa um Planalto<br />
Com um clima semi-árido<br />
Que a noite muda seu habito<br />
Torna-se mais fria<br />
Aconchega te de fato.<br />
<br />
A vegetação se destaca<br />
Sendo muito conhecida<br />
Rala baixa e espinhosa<br />
Que no solo predomina<br />
Em todo Sertão Nordestino<br />
Conhecido por caatinga.<br />
<br />
A agricultura e a pecuária<br />
Faz a comercialização<br />
Não esquecendo de lembrar<br />
Que a fonte de alimentação<br />
Não vem da agricultura<br />
E sem da mineração.<br />
<br />
Nosso primeiro prefeito<br />
Foi o José Marcelino<br />
Que teve por vários anos<br />
Nas mão o nosso destino<br />
E ainda hoje e lembrado<br />
Por jovem homem e meninos.<br />
<br />
Os anos se passaram<br />
E a história continuou<br />
E muitos outros prefeito<br />
No dia a dia lutou<br />
Para esreverem o seu nome<br />
Na história de EQUADOR. <br />
GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-60887861912751678962009-09-01T13:59:00.000-07:002009-09-01T13:59:27.988-07:00RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO TP3 11e12<div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">RELATÓRIO </span></div><div style="text-align: justify;"> <span style="color: magenta;"> "Educação é formar pessoas verdadeiramente humanizadas e felizes.</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Isso significa formar pessoas com muita ética, princípios e projetos de </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> vida.Sem isso,não é possível humano e ser feliz." </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> A linguagem é um processo de interação sediada pelo diálogo; nas unidades 11e 12 do TP3, foram trabalhadas os tipos textuais e a inter-relação entre gêneros; os cursistas mediaram essas duas unidades</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;">através de aulas práticas, dividiram as turmas em pequenos grupos,onde os alunos apresentaram os diferentes tipos de textos através de cartazes e em forma de seminários. Dessa forma foi possível observar os avanços significativos das turmas.Através desse forma de trabalho os professores relataram que os alunos que não envolviam-se nas aulas melhoraram bastante interagindo nos grupos e participando das atividades ativamente.</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> Os avanços na aprendizagem foram fundamentais para o processo de desenvolvimento dos educandos, propiciando aos mesmos vivenciar e organizar seu saber de forma explicita esse programa de formação continuada tem sido significativo no estudo dos conteúdos propostos pelos educadores.Atuando como base na valorização da aprendizagem e nas habilidades dos aprendizes; os cursistas resolveram destacar com ênfase o estudo do cordel, onde possibilitou os educandos confeccionarem livretos com diferentes temas poéticos, e expuseram na exposição folclórica que houve na escola; aproveitaram ainda para apresentarem a biografia de um cordelista da cidade e o mesmo declamou um poema intitulado "A VIDA DOS GARIMPEIROS". Percebe-se assim que a interação entre os tipos textuais e o gênero é um caminho que entrelaça a convivência do processo de escolarização da comunidade escolar como um todo, e que a aprendizagem não acontece isoladamente. As oficinas têm se pautado como um fio condutor de discurssão da prática docente,onde os participantes expõe sobre os avanços significativo dos aprendizes na aprendizagem. </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"><br />
</span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> SER EDUCADOR É SABER COLHER OS FRUTOS QUE BROTAM </span></div><div style="text-align: justify;"><span style="color: magenta;"> COM OS AVANÇOS DO DIA A DIA!</span></div>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-63341525252105013042009-09-01T07:26:00.000-07:002009-09-01T07:51:05.762-07:00texto "ninguém é perfeito"<div style="color: lime;">LEITURA COMPARTILHADA USADA NA OFICINA DO GESTAR II</div><div style="color: lime;"></div><div style="color: lime;"> Todos nós sabemos que nenhum ser humano é perfeito.</div><div style="color: lime;">Os pais não são perfeitos;</div><div style="color: lime;">O chefe não é perfeito;</div><div style="color: lime;">Os empregados não são perfeitos;</div><div style="color: lime;">Os fornecedores não são perfeitos;</div><div style="color: lime;">O conjugue está longe do ideal de perfeição;</div><div style="color: lime;">Os filhos também não são perfeitos.</div><div style="color: lime;">E, principalmente nós também não somos perfeitos .Todos sabemos disso. Mas por que queremos encontrar no outro a perfeição? A imperfeição faz parte desse processo de evolução. Cada ser humano é diferente do outro, isso é muito fácil de perceber, mas difícil de aceitar. Certamente, se a padronização das pessoas fosse possível, seria mais fácil o relacionamento entre as pessoas, mas também seria pobre, porque a riqueza nasce da diversidade.</div><div style="color: lime;"> Cada ser humano tem sua beleza própria.Rótulo é bom para objetos, mas para pessoas, não! E é pela capacidade de admirar as diferenças que se conhece um grande lider. Você é único. Não se compare com os outros, aceite-se, porque você é belo do jeito que é.Só existe um você entre bilhões de pessoas no mundo.</div><div style="color: lime;"> Roberto Shinyasbik</div><div style="color: lime;"></div><div style="color: lime;"></div><span style="color: lime;"> NÃO PROMETA O QUE ESTÁ ALÉM DO SEU ALCANCE, SÓ PARA IMPRESSIONAR QUEM O OUVE. SE VOCÊ FICAR DEVENDO SEU CONCEITO VAI LEVAR TEMPO PARA SER RECONSTRUÍDO!</span>GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-55794559599424331352009-09-01T06:37:00.000-07:002009-09-01T06:37:04.743-07:00RELATÓRIO DAS UNIDADES 9 E 10.GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1611098224856713847.post-41600587282889573322009-08-31T14:18:00.000-07:002009-08-31T14:18:39.801-07:00RLATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES COM OS CURSISTAS 1º Relatório<br />
Aos vinte e oito dias do mês de maio do ano dois mil e nove, às dez horas da manhã, no prédio da Escola Municipal Presidente Costa e Silva,houve a abertura do Programa GESTAR II - Gestão da Aprendizagem Escolar, com a presença da secretária municipal de educação, diretores e coordenadores das escolas municipais ,representante de pais de alunos, conselheiros e membros da APAEMP.<br />
A coordenadora do 6º ao 9º ano, senhorita Maria Bernadete Santos fez a abertura dando boas vindas a todos e convidando-os a fazerem uma leitura compartilhada intitulada:"O laço e o abraço", fez alguns comentários,enfatizando a idéia de que devemos abraçar o referido programa, tendo em vista a sua importância para o nosso município, pois o mesmo só vem a contribuir com a formação dos nossos professorese, consequentimente, com a aprendizagem dos nossos educandos.<br />
Em seguida, a formadora titular, senhora Maria Gorete Souza fez algumas considerações acerca do programa, que é uma formação continuada de 300 horas para os professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries/anos finais do ensino fundamental II; justificando que a mesma participou da formação em substituição à coordenadora Maria Bernadete Santos que se encontrava doente e não pôde participar. Convidou a Secretária de Educação Municipal ,senhora Agaci Alves da Silva Araújo para proferir suas palavras, onde a mesma explicou que o município aderiu ao programa ainda na gestão do prefeito anterior e que a formadora inicial seria a professora Solange Guedes e acoordenadora seria a o professora Edilma Martins, mas por motivo de ordem maior, ambas quando convocadas informaram que não iriam assumir as referidas funções por encontraren-se impossibilitadas; este fato não só foi confirmado pelas respectivas professoras como também pela ex-secretária de educação, senhora Ivone Maria de Moura. Questionada sobre a participação dos professores da rede estadual de ensino no programa, a mesma informou que entrará em contato com a 9ª DIRED e que fará o possível para que haja esse vinculo, que com certeza fortalecerá mais ainda a educação municipal, enfatizando que será um prazer trabalhar com o estado, na perspectiva de se compartilhar os saberes, considerando-se o fato de que somos eternos aprendizes.<br />
Prosseguindo a Secretária também comentou que o município abraçou o programa por querer e acreditar na melhoria da educação, tendo em vista o alto grau de responsabilidade e profissionalismo dos nossos professores, aliados à sua competência e desejo de sempre fazer o melhor.Logo após, a coordenadora Maria Bernadete fez uma apresentação geral do programa abordando:Objetivos, caracterização, modalidade, atores, fundamentos da proposta pedagógica, sistema de avaliação certificado e formação continuada do formador. Todos esses pontos foram explicados detalhadamente e, retirada algumas dúvidas, houve a entrega do kit aos professores cursistas, ficando combinado que o início das atividades será no dia 01/06 (segunda-ferira). Após a entrega de cartões com mensagens, foi oferecido um lanche para todos os participantes,seguindo de agradecimentos finais pela presença e envolvimento de todos neste difícil, mas possível processo chamado de EDUCAÇÃO. GESTAR IIhttp://www.blogger.com/profile/11460111214169215187noreply@blogger.com2